terça-feira, 4 de junho de 2013

Possiveis razões para o choro do bebê

Estava lendo uns artigos no GVA ( Grupo virtual de amamentação) , e acabei me deparando com este precioso texto que nos ajuda a decifrar os diferentes choros dos bebês. 
Então irei compartilha-lo com vocês, para que este mistério das lágrimas seja desvendado. Boa leitura!

1) O choro do seu bebê é indentificável nos primeiros três meses de vida:

A australiana Priscilla Dunstan descodificou o choro dos bebês, através da sua memória fotográfica para os sons. Através da audição do seu próprio bebê começou a perceber que existiam padrões no choro, essencialmente 5, e que mais tarde perceberia que todos os restantes bebês expressam as suas necessidades essencialmente à base destes 5 sons. Posteriormente ela analisou mais de 1.000 bebês e de fato chegou à conclusão de que os 5 sons, independentemente da raça e da cultura, são semelhantes em todos. Ela utilizou esta sua extraordinária capacidade para identificar os principais sons que os bebês fazem quando choram e traduziu-os para as restantes mães. Estes 5 choros seguintes são apenas válidos para recém-nascidos dos 0 aos 3 meses de idade:

Choro nº1: Neh = “tenho fome”
“Neh” é o som que um recém-nascido faz quando sente fome. É baseado no reflexo da sucção, combinado com o choro saindo o som “Neh”. Assim sendo, sempre que escutar este som saberá que está na hora de dar o peito ao seu bebê.

Choro nº2: Owh = “tenho sono”
 O som que diz que o bebê está cansado é o “Owh”. Este som é baseado no reflexo de bocejar e este “Owh” pode ser longo e pronunciado. Sempre que ouvir este choro significa que o seu bebê está com sono. Contudo quanto mais cansado estiver um bebê mais difícil se torna adormecê-lo. Outras dicas que poderão comprovar esta suspeita são verificar se adicionalmente o bebê esfrega os olhos e boceja.

Choro nº3: Heh = “sinto desconforto”
O choro “Heh” é usualmente devido ao fato do bebê sentir algum tipo de desconforto. Este som é diferente do “Neh” “tenho sono”, pois neste caso o “h” é mais acentuado. Se ouvir este som no seu recém-nascido é porque provavelmente ele necessita que lhe mude a fralda, ou que o coloque numa nova posição.

Choro nº4: Eairh = “estou com gases”
Quando os bebês têm dores devido aos gases, eles usualmente puxam as pequenas pernas para o peito e fazem o som “Eairh”. Dar uma pequena massagem suave na barriguita do seu bebê na direção dos ponteiros do relógio, poderá ajudar a aliviar a pressão. Deitar o bebê de barriga, em cima do seu antebraço com as pernas pendentes (certifique-se que segura a cabeça do bebê), e passar as mãos nas costas também poderá ajudar.

Choro nº5: Eh = “quero arrotar”
Você irá perceber que o seu bebê necessita de arrotar se conseguir ouvir o “eh” do seu choro. O choro é usualmente curto e repetitivo: “eh”,”eh”,”eh”. Se ouvir este som, coloque o seu bebê de barriga virada para o seu peito com a cabeça no seu ombro e gentilmente massageie as costas.

Mais dicas:
  • Durante a fase pré-choro, o choro que o bebê faz é mais facilmente identificável, ou seja, antes do choro do bebê ficar histérico. Tente perceber o choro antes do bebê ficar desesperado, e tente agir neste tempo, pois será bem mais fácil;
  • Se ouvir mais do que um tipo de choro tente perceber qual é o mais dominante e haja de acordo com esse choro;
  • Se não conseguir perceber o choro do bebê tente mudá-lo de posição, eleve-o e coloque-o ao colo.
  • Tente perceber se o som que o bebé faz é “N” ou “Neh” e tente perceber esta sbtileza, pois será a grande diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário