quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Volta às aulas: escola construtivista


Oi pessoal, tudo ok? Esses últimos dias foram muito corridos, mas enfim consegui um tempinho para escrever aqui.
Ontem foi o dia da volta às aulas do Pietro e nós estamos conhecendo um mundo completamente novo.


O Pietro sempre estudou nos melhores e maiores colégios da região, aqueles que o nome pesa e a gente se mata pra pagar achando que eles vão formar um mini gênio, mas não é assim que funciona.
De 2 para 3 anos ele começou a ser alfabetizado abruptamente - TRÊS  ANOS - e a princípio as coisas funcionaram um pouco. Ano passado (3/4 anos) ele já usava 6 livros e era forçado a aprender coisas que não condizem com a idade, e é claro que deu errado né? Ele simplesmente perdeu o gosto por estudar, desaprendeu tudo que já sabia e não gostava mais da escola. 


Esse ano mudei o Pietro para uma escolinha no estilo "day care" com uma pegada mais construtivista e montessoriana, é um colégio bem pequeno na quantidade de alunos (hoje eram 8 apenas), pois eles limitam bastante isso. Está tudo diferente! 
A escolinha nova é numa espécie de casarão com muiiito verde, um quintal enorme onde eles brincam descalços, tomam banho de mangueira e constroem os próprios brinquedos que ficam em uma sala só com isso para serem usados sempre. O lanche é feito em uma área externa com uma mesa enorme sob uma mangueira linda e o parquinho é cercado de árvores.


As crianças de 2 à 5 anos ficam juntas na maior parte do tempo, cuidam das suas próprias coisas (eles tem uma caixa individual com itens de higiene e utilitários que eles mesmos organizam) e tem atividades direcionadas, ele não vai parar de aprender, só não vai ser mais como era antes. Ainda tem livro, ainda tem caderno, ainda tem proposta pedagógica, só não é robotizado.


Hoje eu me senti feliz quando o transporte parou no portão e deixou um menininho de 4 anos com um sorriso enorme, suado, sujinho, rosto e braços pintados, desenho na mão e sem meias porque ele correu tanto descalço que perdeu elas. Ele disse:
- Mãe, esse é o melhor colégio! A tia brinca com a gente o tempo todo e nem parece as tias do ****** que só trabalhavam na mesa e nem olhavam pra gente. Eu ficava tão cansado de estudar! 


Eu sei que isso pode parecer besteira, mas as vezes a gente projeta tanta coisa para os nossos filhos que esquece de deixa-los serem crianças. Não adianta, em alguns casos o menos é mais, muito mais!


No próximo post vou mostrar o material escolar do Pietro e como eu organizo tudo em casa. Até logo! 💙


Nenhum comentário:

Postar um comentário